Setor Oeste: saiba como é morar um dos mais tradicionais bairros de Goiânia
Considerado um dos bairros mais charmosos de Goiânia, o Setor Oeste foi um dos primeiros a se consolidar na capital. Ele foi construído para ligar o centro da cidade ao antigo Setor Campinas. A sua expansão se deu nas décadas de 1970 e 1980, período que atraiu investidores e novos moradores.
Tradição
O Setor Oeste é um dos três bairros-centro de Goiânia, junto com o Bueno e o Jardim Goiás. Ele está localizado na Região Sul, uma das mais valorizadas da cidade. Ao contrário dos seus vizinhos, que são mais agitados e com trânsito intenso, o Setor Oeste oferece para os seus moradores mais tranquilidade.
Até os anos 2000, era um dos principais bairros da capital, concentrando grande parte dos serviços da cidade. Atualmente, ele se destaca por abrigar a maior quantidade de hotéis e bancos da região. Além disso, por lá os moradores e visitantes também podem encontrar diversos estabelecimentos 24 horas, restaurantes, imobiliárias, hospitais, escolas e centros de ensino superior.
Para quem gosta de comida boa e tradição, no bairro estão localizados restaurantes que são perfeitos para um almoço de domingo com toda a família. Localizada na Rua 3, a Churrascaria do Walmor foi fundada em 1967, e é famosa pelo seu buffet e rodízio de carnes. Um ponto tradicional é a Cervejaria Mangueiras, na Rua R-11, que desde 1986 oferece para os clientes a autêntica carne serenada angus. Outro clássico é o Restaurante Chão Nativo, na Avenida República do Líbano, que oferece para os consumidores a tradicional gastronomia goiana. O estabelecimento está no Setor Oeste há 28 anos.
Atualmente, o bairro conta com mais de 26 mil habitantes, segundo o último Censo Demográfico do IBGE. Cândida Emília Bueno, de 67 anos, é uma das moradoras da região. Há quase trinta anos no mesmo endereço, ela viu o bairro passar por diversas mudanças. “Acredito que essas transformações valorizam a nossa qualidade de vida e praticidade no Setor Oeste”, afirma. “O bairro possui muitos prédios, shoppings, clínicas e nossa paixão goiana, muitas feirinhas. Como moradora antiga, posso dizer que a cada dia que passa o setor está melhor”.
Cultura e lazer
O Setor Oeste está localizado entre dois parques, o Bosque dos Buritis e Lago das Rosas. O que não faltam são opções de lazer para toda a comunidade. O bairro também abriga o Museu de Artes de Goiânia e o Zoológico de Goiânia. O primeiro foi inaugurado em outubro de 1970 e centenas de obras compõem o seu acervo, que é formado pelos nomes de maior representatividade da arte brasileira, como: Siron Franco, Antônio Poteiro, Frei Confaloni, DJ Oliveira, Gustav Ritter, Cleber Gouvêa, Amaury Menezes, Maria Guilhermina, entre outros.
A história do zoo é quase tão antiga quanto a história de Goiânia. O terreno do local foi doado pelo fazendeiro Urias Magalhães em 1933, ainda no início da construção da capital. Atualmente, ele é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, com cerca de 500 mil visitantes por ano. Ele abriga centenas de animais, sendo alguns deles raros e exóticos.
O bairro também possui diversas opções de praças e feiras para os moradores aproveitarem momentos de descanso, em família ou para fazerem compras. Na Rua 9 com a 13, é possível encontrar a Praça do Sol – nela está localizado o famoso letreiro “Eu Amo Goiânia”, além de ser o endereço da Feira do Sol, que acontece todos os domingos de tarde e de noite. Recentemente o local foi revitalizado para receber as barracas e o público da feira que mistura artesanato, moda e gastronomia. A praça é o primeiro espaço público de Goiânia que foi criado para receber com conforto e acessibilidade idosos, pessoas com necessidades especiais e animais de estimação.
Outra tradicional feira da cidade está localizada no Setor Oeste: a Feira da Lua. Em 2023 ela irá completar 30 anos e é, atualmente, a segunda maior da cidade, atrás apenas da Feira Hippie. São mais de 1.200 bancas. Localizada na Praça Tamandaré, ela acontece todos os sábados, das 16h às 22h, e os visitantes podem aproveitar para adquirir itens de vestuário, alimentação e até decoração!
Em breve
O Setor Oeste apesar de ser um bairro tradicional, vem se transformando com o passar dos anos. Assim como nas décadas de 1970 e 1980, período que atraiu investidores e novos moradores, o bairro tem em sua essência o desenvolvimento.
A Terral Incorporadora, que tem como objetivo criar espaços para que as pessoas possam construir os seus mundos, não poderia ficar de fora dessa transformação. E, em 2023, irá chegar ao bairro com um lançamento de alto padrão na região apresentando para o público goiano sua nova marca Terral Conceito que assina os empreendimentos dessa categoria. Onde cada detalhe está sendo pensado para trazer um empreendimento à altura do setor. Design sofisticado e materialidade natural são algumas das palavras que podem definir o novo produto, que estará localizado na Rua 13 com Rua 22, ao lado da tradicional Praça do Sol.